Coworking: o trabalho do futuro

Coworking: o trabalho do futuro

  • Posted by Diego Serafim
  • On Agosto 13, 2021
  • 0 Comments

Acreditamos que o trabalho do futuro chegou, e ele passa pelo uso cada vez maior dos espaços de coworking. Busca-se, cada vez mais, mobilidade e flexibilidade, mas de maneira a aumentar a produtividade dos funcionários.

Isso já é uma realidade em diversos lugares do mundo.

A pandemia acelerou um processo lentamente em curso nas relações de trabalho: a sua forma híbrida, ou seja, as pessoas poderão trabalhar de escritórios flexíveis, de coworkings e de casa, além do ambiente de trabalho tradicional.

Grandes empresas já realizam contratos com espaços de coworking, com a finalidade de proporcionar aos seus funcionários um local de trabalho mais perto de casa, o que lhes gera menos custo e uma equipe mais produtiva.

O trabalho do futuro envolve, portanto, mobilidade e flexibilidade.

Mobilidade, pois o funcionário deixa de despender grandes períodos de tempo no trajeto para o trabalho, podendo acessar um local perto de sua casa. Com a pandemia, os serviços locais tornaram-se muito mais procurados, como padarias, farmácias, supermercados e, também, locais de trabalho. Ao trabalhar perto de casa, há economia de combustível e possibilidade de fazer o trajeto a pé ou de bicicleta, com ganhos, inclusive, para saúde e bem-estar.

O trabalho do futuro pressupõe flexibilidade. Ao ser possibilitada a jornada de trabalho dentro de casa ou em espaços dinâmicos como os coworkings, ganha-se em flexibilidade de horário, de uma jornada focada na produtividade e não em horários rígidos.

Note que a flexibilidade desses espaços de coworking não é sinônimo de desorganização e irresponsabilidade. Pode, inclusive, aumentar seu rendimento e concentração. Falamos sobre isso nesse post. Pesquisas demonstram que a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores têm aumentado com modalidades flexíveis de trabalho.

E então, você concorda que o coworking é o trabalho do futuro? E que esse futuro já é realidade?

Considere a modalidade para a sua empresa, faça o teste, tire suas próprias conclusões. Fale com nosso escritório sobre nossos serviços.

Estamos aqui para ajudá-lo.

Equipa Cowork Montijo.